terça-feira, 5 de maio de 2015

Operação de Divisão

Pode até parecer patético às vezes mas, quando nos deparamos com contas do tipo 1/4 oi até 3/5 dizemos "melhor deixar em fração mesmo", mas na verdade estamos fugindo da resolução do problema, por não saber dividir, ou podemos até mesmo achar que 32 é a mesma coisa que 3*2, ou não saber multiplicar 1,5*3, ou ainda desconhecermos o símbolo √. Este post vem no intuito de fazê-lo entender os problemas acima com mais facilidade. Para este estudo consideremos a partir de agora o símbolo "." ou "*" como sendo uma multiplicação.
Alguns símbolo devem ser levados em consideração:


Símbolo
Função
*
Multiplicação
/
Divisão (ou fração)
xy
Potenciação
> 
Maior que
< 
Menor que
Maior ou Igual
±
Mais ou Menos
Menor ou Igual
Diferente
=
Igualdade
Aproximadamente

Divisão

A divisão baseia-se na ideia de adição e multiplicação e, dependendo do caso numa subtração, observe:
Primeiramente vamos dividir 100 por 25 (100/25):
  • A primeira notação é se o número a ser dividido é maior que o outro, neste caso sim.
  • depois pense num número qualquer que multiplicado por 25 chegue o mais próximo possível de 100. Supomos o número 10.
  • Pronto temos o número 10*25=250, que está muito longe de 100. Logo, o resultado deve ser menor que 10 (<10).
  • Já que se for 10 o resultado é muito maior vamos colocar a metade de 10, 5. Dai, 5*25=125. Em frase, “se “cinco vinte e cincos” deu 125 "quatro vinte e cincos daria 100"”.
  • Logo, concluímos que o resultado da divisão de 100 por 25 será 4, porque 4*25 dará 100.
Vamos dividir 1 por 4 (1/4):

  • 1 é menor que 4, em casos assim devemos multiplicar o 1 por 10 e ao mesmo tempo dividir o resultado por 10;
  • 10/4 dever ser igual a 0,___ (zero vírgula alguma coisa).
  • Pensemos, um número que multiplicado por 4 dê 10. Supomos o 2, então 4*2=8, e 8 está perto de 10, assim faremos outra aproximação, coloquemos então o 2,5, logo 4*2,5=10.
  • Pronto encontramos o resultado da divisão 10/4, nós devemos agora colocar com o "0," e, como não existem números com duas vírgulas omitimos a mesma do "2,5", ficando assim com 0,25.
  • Se quisermos conferir se esta é resposta correta multiplique o resultado achado (0,25) pelo denominador (o número de baixo da fração).
Desafio:
Tente entender a divisão de 90 por 3,6:
  • 90 > 3,6 então não haverá número com "zero vírgula alguma coisa", mas poderá haver número com vírgula.
  • posso multiplicar os dois por 10, e será 900/36.
  • como o número a ser dividido é grande (900) comparado ao número que o dividirá (36), pensemos em 50 para multiplicar por 36 e aproximar a 900. Assim, 50*36 dará 1800.
  • Por coincidência sabemos que 1800 é a metade de 900. Experimentemos agora com a metade de 50, no caso 25*36=900.
  • 25*36=900 é a mesma coisa que 900/36=25, que é a mesma coisa que dividir ambos por 10 e achar 90/3,6=25. Perceba que em todos os casos o resultado não se altera.
Aprenda mais!!

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